Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Diário estival (13)

por Carla Hilário Quevedo, em 22.08.17

- Bonnie Tyler a cantar "Total Eclipse of the Heart" num cruzeiro durante o eclipse solar é a fasquia da piroseira a subir rapidamente, logo a seguir ao terço iluminado de Joana Vasconcelos em Fátima.  

- Divertida foto de David Burnett de crianças no Kentucky a verem o eclipse. É certo que até o pateta do Trump fica bem com aqueles óculos.

trumpmelaniabarron.jpg

- Na mais recente edição da New Yorker, Louis Menand, que é (além de tudo o que intuímos a partir da sua nota biográfica) um freudiano ou simpatizante ou ex-analisado ou analisando, desmonta com muita paciência a tese de um ex-freudiano ressentido, Frederik Crews, professor emérito da Universidade de Berkeley. O ataque de Crews às teorias de Freud baseia-se, muito resumidamente, na demonstração de incoerências na vida de Freud como provas de fragilidade no seu pensamento. Crews terá cedido à estupidez (ou terá sido um impulso?) de atacar Freud por supostamente estar sob o efeito de cocaína quando escreveu o célebre primeiro ensaio sobre a Interpretação dos Sonhos, como se isso invalidasse um acto fundador da psicanálise. A ênfase está, precisamente, em "acto fundador". A criação original, passo a redundância, é confusa, mal amanhada, incoerente em si mesma. Por conseguinte, é irrelevante o estado em que estava o criador. Também fiquei interessada em pelo menos dar uma vista de olhos às duas primeiras edições do DSM, depois de saber que foram compostos por freudianos que fugiram para os Estados Unidos. É a partir da terceira edição que o DSM começa a classificar quase todos os comportamentos humanos como perturbações ou potencialmente problemáticos.

- O episódio de ontem de Game of Thrones foi criticado no Twitter por espectadores exigentes. Por mim, Game of Thrones está perfeito, agora que sabemos que, afinal, ficava tudo ali tão perto. Da Muralha até à zona gelada a Norte da Muralha é uma corridinha e de Dragonstone (que sítio deslumbrante) a Kingslanding é como da Costa da Caparica à Baixa. Brienne of Tarth chega de certeza  para a semana a Kingslanding (Lisboa) vinda de Winterfell (Porto). Vai ser rápido, vão ver.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 09:16