Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Não perceber

por Carla Hilário Quevedo, em 14.09.14
App PictureShow com filtro Quad

 

“As relações entre pessoas são complicadas” é uma frase sensata e verificável. “Só quem passa por elas é que sabe” é outra que costuma partir da primeira, embora neste caso a sensatez seja aparente e a verificação difícil. Quem “passa por elas” por vezes não é capaz de perceber nada do que lhe aconteceu, tal como quem não passa pode ter um entendimento lúcido dos acontecimentos. Pode ainda suceder não “passarmos por elas” e não percebermos nada do que pode ser essa experiência. Há vários casos em que não há imaginação que nos valha, mas em geral não ser capaz de perceber aquilo por que nunca passámos indica que a nossa relação com o mundo se esgota no que nos acontece a nós, com as limitações de conhecimento referidas. É, naturalmente, uma falha.

 

Esta pode ser a razão principal por que escrevo mais sobre certos assuntos e menos sobre outros. Escrever também é uma maneira de tentar compreender o que de outro modo escapa, o que incomoda ou suscita curiosidade. Há quem escreva para se sentir melhor ou para mostrar o que sabe sobre um assunto na esperança de outros aprenderem. Eu escrevo porque não percebo.

 

Há dias aconteceu um episódio incrivelmente violento que não percebi. Ray Rice, jogador da equipa de futebol americano The Baltimore Ravens, deu um soco na namorada, Janay Palmer, dentro do elevador de um hotel em Atlantic City. A mulher caiu inanimada e Ray Rice arrastou-a para fora do elevador como se fosse um tapete. As imagens foram divulgadas agora pelo canal TMZ, mas o episódio de violência data de 15 de Fevereiro deste ano. Janay era na altura namorada do jogador e acabaram por casar este ano, depois do soco.

 

Logo após o ataque, Ray Rice foi acusado de agressão e foi suspenso por dois jogos. O advogado veio dizer que o episódio era irrelevante. As imagens do ataque brutal não eram conhecidas e só havia testemunhas de Ray Rice a arrastar o corpo de uma mulher. Uma testemunha referiu há pouco tempo que tinha ouvido Janay a perguntar como é que ele tinha sido capaz de lhe fazer aquilo quando ela era a mãe do filho dele, mas ninguém tinha visto o que era “aquilo” a que se referia. Sabemos que as vítimas de violência doméstica são facilmente desacreditadas. É preciso imagens das agressões para os outros perceberem por que se arrasta uma mulher para fora de um elevador.

 

A ABC News afirma agora que os Baltimore Ravens tiveram acesso à gravação e que conheciam o conteúdo quando suspenderam Ray Rice por dois jogos. A equipa nega e afirma que só viu o soco fulminante quando o TMZ o divulgou. A divulgação do vídeo levou ao despedimento de Ray Rice e à expulsão da NFL. Perante a evidência do que ninguém quis saber não havia alternativa. 

 

Janay Rice, que entretanto casou com o agressor, veio dizer que ama o marido e que o estão a tentar destruir. É difícil perceber isto. Pode ser por dependência ou por uma perturbação o que leva a mulher a agir assim. Seja pelo que for, o ciclo é difícil de quebrar porque a vítima acredita que a relação violenta deixará de ser violenta. O que dificilmente suporta é a ideia de deixar de ser uma relação.   

 

Publicado na edição de fim-de-semana do i, 13/14-9-14

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 19:52